.

Monday, April 28, 2014

O mundo tem jeito, viu?

Olhe meu povo, o mundo ainda tem jeito. Tava com esse texto aqui engasgado tem uns dias, mais por falta de tempo que por falta de saco pra escrever. Vejam bem, não parece, mas o mundo tem jeito sim. Um colega de trabalho outro dia me deu esta pedrada : "Erika, como é que você quer que o mundo mude se justamente as pessoas que  tem essa vontade de mudar estão com medo de salvar o mundo?" Isso ele me dizia quando eu brincando afirmava que não ia botar filho no mundo pra morrer de sede ( Coisa de ambientalista, tá?). Ele dizia: "Gente como você precisa sim passar pra frente o que sabe, o conhecimento. Precisa fazer a transformação". E não é, meu querido, que você tinha razão? Parece utopia. Mas é bem isso.
Quando vejo os filhos dos meus amigos e meus primos mais novos tocando o terror na consciência ambiental, nas lições anti preconceitos e no jeito certinho de escolher que som ouvir ( Vitinho, Rudah, Loh, Lindinha e Pedrinho, essa é pra vocês!!!) eu acho que o mundo tem jeito sim. Quando vejo os causos dos sobrinhos e filhos daquela galera q eu acho massa, mas não tenho muito contato , sobre tal lição de moral, ou tal atitude correta eu acho que o mundo tem jeito. E olha, eu torço, torço mesmo pra que eles não se corrompam no meio do caminho.
Mas quando eu vejo o cobrador do meu ônibus, sentar do meu lado e me dizer que admira meu trabalho ( sem nem mesmo ter a mínima ideia de que função exerço) porque sabe que eu trabalho com conservação ambiental eu fico toda serelepe. Quando ele me diz que acredita que o mundo tem salvação, seja no que diz respeito às condições climáticas, a conservação das florestas e a mudança de hábitos das pessoas, eu tenho vontade de levantar e dar um abração nele. Quando ele me diz todo faceiro: " a gente tem que fazer nossa parte né? Você salvando as plantas e eu conversando com as pessoas pra aprender mais, né?" eu fico doida de feliz. E de esperança. E de orgulho.
E quando eu vejo o pai daquele meu amigo, que eu comecei a contar o causo lá em cima,aquele de que o mundo tem salvação, quando eu vejo o pai dele, um senhor fofinho, discorrendo sobre o que é ser comunidade, o que é ser parceiro e o que é estar disposto a aprender sempre pra repassar conhecimento, ai meu povo, ai eu sei que o mundo tem mesmo jeito.

3 comments:

Unknown said...

Rapaz, ainda tô me acostumando com sua fase Pollyanna Moça UAhUAhUHAuHauHAuHAuhAUhA

Fora isso, o mundo ainda tem jeito, claro, campanhas como #SomosTodosFulano ou #SouMaisSolari mostram uma notável evolução no modo de pensar da sociedade contemporânea.

E diga pro seu útero parar de gritar.

Brisa Aziz said...

#SouMaisSolarinho rsss

*.* <3

Kekinha, Kekinha... tou "só observando" rsss

Acho que UM jeito o mundo não tem não, mas, de acordo com a clone Somni 451, no filme "Cloud Atlas" -"Nossas vidas não são propriamente nossas. Do útero ao túmulo, estamos ligados aos outros. Passado e presente. E por cada crime, e cada bondade, renasce nosso futuro(...) Ser é ser percebido. E assim, conhecer a si mesmo só é possível através dos olhos do outro. A natureza de nossa vida imortal depende das consequências de nossas palavras e atos, e isso vai nos empurrando por toda parte o tempo todo."

Fiquei fã. Boto fé. :)

Lê Fernands said...

tua visão faz um super sentido. creio que se todo mundo pensasse um pouquinho em fazer por ele e que ser para o outro é benefício coletivo... teria jeito, sim!


;)